Auditoria Fiscal do Trabalho da SRTE/MT consta irregularidades no Banco do Bra
terça-feira, 23 de abril de 2024.
A+
A-

Auditoria Fiscal do Trabalho da SRTE/MT consta irregularidades no Banco do Brasil

20/10/2016


FiscalizacaoBB

Os Auditores Fiscais do Trabalho do Núcleo de Segurança e Saúde no Trabalho (NEGUR) da Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso (SRTE/MT) constataram várias irregularidades nas Agências do Banco do Brasil dos municípios de Nobres e de Rosário Oestes, municípios localizados a mais de 100 km da Capital de Mato Grosso. As agências estão funcionando sem a dotação suficiente de funcionários para atender os clientes e usuários.

 No  documento encaminhado ao Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT) os auditores lavraram 07 laudos de infração detalhando a situação encontrada. Eles constataram “a falta de adequação do volume de serviços à capacidade dos trabalhadores, que gera adoecimento (estresse) reconhecido pelo próprio empregador. Também apontam que há fortes indícios que as irregularidades são comuns no interior do Estado, especialmente nas localidades mais remotas”.

 As principais infrações apontadas nos laudos foram:

 - Os trabalhadores não conseguem dar curso à Demandas de serviços exigidos pelo estabelecimento, o que deixou claro que há excesso de jornada de trabalho, volume excessivo de trabalho e quantidade insuficiente de trabalhadores. Fatores observados pela interrupção dos trabalhos pelos clientes,   interrupção  da pausa para descanso,  reclamações dos clientes e além de outros vários fatores que afetam a saúde ocupacional e geram desconforto psicossocial; No laudo também foi revelado que três trabalhadores encontram-se com sintomas de estresse e de exaustão.;

 - O banco não acompanha as medidas de segurança e saúde do trabalho adotas pelas empresas contratadas ( terceirizadas);

 - Falta de registro adequado (sistema eletrônico) da jornada dos trabalhadores.

 “A  fiscalização nas Agências do BB nos municípios de Nobres e de Rosário Oestes  foi solicitada pelo Sindicato com o objetivo de pressionar a direção do Banco para que contrate mais funcionários e melhore as condições de trabalho”, explica o secretário geral do SEEB/MT e funcionário do BB, Alex Rodrigues, informando que há mais de 60 dias, o Sindicato cobrou da Superintendência Regional do BB, através de ofício as devidas providências. Mas, a Superintendência encaminhou um “funcionário adido” resolvendo o problema de forma paliativa nos dois municípios.

 Para o  presidente do  Seeb/MT, Clodoaldo Barbosa, a falta de funcionários é um problema que o Sindicato tem apontado em todos os Bancos. “Queremos que a população e usuários do banco saibam como os bancários estão sendo prejudicados  por meio da reestruturação dos bancos que tem diminuído o número de funcionários, promovendo a sobrecarga de trabalho e piorado os serviços à população”, afirma, ressaltando que os bancários não suportam mais tanta pressão!

 

Compartilhe


NOTÍCIAS RELACIONADAS

SEEB EM AÇÃO - 18/04/2024
Consulta Nacional: SEEB-MT mobiliza a categoria a participar e elencar as principais pautas
SEEB EM AÇÃO - 18/04/2024
Economia para Transformação Social: terceiro módulo do curso ocorre na terça (23)
SEEB EM AÇÃO - 15/04/2024
Eleições da Funcef: Amanhã começa a votação
SEEB EM AÇÃO - 14/04/2024
Eleições da Funcef: Faltam quatro dias para começar a votação
SEEB EM AÇÃO - 14/04/2024
Começam conferências que vão embasar a Campanha Nacional dos Bancários
Page 1 of 413 (2063 items)Prev[1]234567411412413Next