Santander mantém a ponta no ranking de reclamações de clientes
sexta-feira, 19 de abril de 2024.
A+
A-

Santander mantém a ponta no ranking de reclamações de clientes

16/01/2018


O banco Santander foi o banco com maior índice de reclamações no quarto trimestre de 2017 entre as instituições financeiras com mais de 4 milhões de clientes, segundo levantamento divulgado pelo Banco Central do Brasil (BCB) nesta segunda-feira (15). O banco espanhol já havia sido o “campeão” de queixas no terceiro trimestre de 2017.

Segundo levantamento do Banco Central, o banco espanhol lidera o ranking de reclamações com um índice de 42,87, seguido pela Caixa Econômica Federal, com índice de 33,24 e pelo Bradesco, com 25,63. Em quarto está o Banrisul, com índice de 25,06 e em quinto o Banco do Brasil, com 24,50.

Foram 110 tipos diferentes de reclamações contra o conglomerado Santander. As cinco com maior número de reclamações foram: 776 queixas contra “Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços disponibilizados em internet banking”; 625 contra “Terminais eletrônicos e internet”; 501 contra “Insatisfação com o atendimento prestado pelo SAC ou Central de Relacionamento”; 384 contra “Oferta ou prestação de informação a respeito de produtos e serviços de forma inadequada”; e 376 contra “Insatisfação com a resposta recebida da instituição financeira referente à reclamação registrada no BCB”.

“A manutenção da liderança no ranking de reclamações é uma prova de que a gestão do midiático Sergio Rial está preocupada apenas com a obtenção do lucro, mesmo que seja preciso cortar direitos dos funcionários e desrespeitar os clientes, que têm atendimento e serviços cada vez mais precarizados. A responsabilidade por tamanha insatisfação é exclusiva da direção do banco e sua ganância sem limites”, disse a coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados do Santander, Maria Rosani.

Índice
Para calcular o índice de reclamações, o BC divide o número de reclamações pelo de clientes e multiplica o resultado por 1.000.000. Quanto maior o índice, pior a classificação da instituição. Antes publicado a cada dois meses, o ranking passou a ser trimestral em 2017.

Fonte: Contraf-CUT
Compartilhe


NOTÍCIAS RELACIONADAS

SANTANDER - 18/04/2024
Previc suspende portarias em atendimento a recurso da Afubesp
SANTANDER - 15/04/2024
Campanha de Vacinação contra a Gripe começa para os bancários e bancárias do Santander
SANTANDER - 05/04/2024
Trabalhadores do Santander e da Aymore aprovam ACT sobre horas negativas na pandemia
SANTANDER - 25/03/2024
Movimento sindical denuncia abusos do Santander em assembleia mundial de acionistas
SANTANDER - 25/03/2024
Santander apresenta novo superintendente de Relações Sindicais para COE
Page 1 of 46 (228 items)Prev[1]234567444546Next