Direção do Seeb/MT reúne-se com Superintendência do BB após denuncias
quarta-feira, 17 de abril de 2024.
A+
A-

Direção do Seeb/MT reúne-se com Superintendência do BB após denuncias

12/04/2018


Alguns funcionários do Banco do Brasil, nas últimas semanas, procuraram o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT), requerendo a desistência de ações coletivas e/ou individuais em andamento, contra o banco. Os bancários alegaram que poderiam ser descomissionados e que corriam o risco de não serem promovidos, caso, mantivessem as referidas ações judiciais.  De acordo com os relatos, a orientação estava sendo feitas pelos gestores do Banco. 

Preocupado com o clima no ambiente de trabalho, o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT), esteve reunido, nesta terça-feira (10.04), com o superintendente estadual do Banco do Brasil, Sotero Sierra Neto, na Ajure - Assessoria Jurídica Regional do Banco do Brasil, em Cuiabá.  Representando o Sindicato, participaram o presidente do Seeb/MT, Clodoaldo Barbosa, o secretário geral do Sindicato, Alex Rodrigues e o secretário de assunto jurídico, Marcilio Silva de Lima, ambos funcionários do BB. E, pelo banco, além do superintendente, participaram Marina M. Katayama, gerente regional de gestão de pessoas e Marcelo Guimarães Marotta, gerente jurídico regional. 

O presidente do Sindicato relatou as denúncias aos gestores e cobrou explicações. 

O superintende afirmou que não existe tal orientação  ou regra do RH que contrarie a legislação e as cláusulas negociadas entre a Federação Brasileira de Bancos e os Sindicatos e foi categórico ao falar sobre o cuidado que se tem com as questões trabalhistas e direitos individuais. Segundo ele, o problema de  Mato Grosso  é o inverso dos demais estados do país, onde ocorreram descomissionamentos e apresentou planilhas demonstrando ao Sindicato as acessões no plano de carreira dos funcionários. E, se comprometeu em orientar os gestores para que se abstenham de fazer qualquer tipo de ameaça aos trabalhadores, que por ventura tenham algum tipo de ação contra a Instituição. 

Também foram discutidas outras questões como: a falta de funcionários e melhorias das estruturas físicas das agências, visando à redução da sobrecarga de trabalho. Foram citadas agências de Rosário Oeste e Cláudia. 

Orientação à categoria

No final da reunião, o Presidente do Seeb/MT reafirmou que irá orientar os bancários e bancárias para que passem a colher provas, para subsidiar em possíveis ações judiciais, caso algum gestor venha ameaçar ou coagir os trabalhadores.  

Canal de Denúncia

Na página do Seeb/MT - www.bancariomt.com.br, tem espaço específico para fazer as denúncias de casos de assédio moral. As denúncias são sigilosas.  O instrumento de ‘Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho’ é uma importante conquista da categoria e deve ser utilizado pelos trabalhadores para que possamos impedir abusos. 

O plantão jurídico é realizado de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14 às 17 horas, para os bancários filiados, na sede do Sindicato (Rua Barão de Melgaço, 3190 - Centro – Cuiabá-MT) ou  por telefone (65) 3623 5333. 

 
Compartilhe


NOTÍCIAS RELACIONADAS

BANCO DO BRASIL - 14/04/2024
Eleição Previ: começou nesta sexta (12)
BANCO DO BRASIL - 11/04/2024
SEEB-MT declara apoio à Chapa 1 nas eleições para Previ
BANCO DO BRASIL - 10/04/2024
Eleições Previ: Chapa 1 defende manutenção de governança paritária, contra interferências externas
BANCO DO BRASIL - 28/03/2024
BB atende movimento sindical e contrata 88 para preencher vagas em CRBBs
BANCO DO BRASIL - 28/03/2024
Eleições Previ: Contraf-CUT apoia Chapa 1 "Previ para os associados"
Page 1 of 103 (511 items)Prev[1]234567101102103Next