Bancários do BRB aprovam reivindicações específicas para a Campanha Nacional 2
segunda-feira, 16 de julho de 2018.
A+
A-

Bancários do BRB aprovam reivindicações específicas para a Campanha Nacional 2018

21/06/2018


Os bancários do BRB aprovaram nesta terça-feira (19) a pauta de reivindicações específicas da categoria para a Campanha Nacional 2018. As questões foram debatidas ao longo do dia durante o Seminário de Delegados Sindicais do banco, realizado no Centro Cultural de Brasília (CCB), e aprovadas em assembleia da categoria após o evento. O documento será entregue para a direção do BRB em data ser confirmada. 

Além de aumento real nos salários os bancários também reivindicam mais contratações, respeito aos funcionários antigos e justiça nos processos seletivos, entre outros pontos.

A manutenção de direitos previstos em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), diante da nova legislação, e a defesa dos bancos públicos que sofrem as ameaças das privatizações também são destaques na pauta. Os bancários entram em campanha para negociar a renovação do acordo aditivo em um ano atípico, em função das eleições gerais, quando será escolhido um governador para o Distrito Federal, que poderá retomar o debate sobre privatização ou o sucateamento do BRB, o que torna fundamental incluir a defesa de bancos públicos na Campanha 2018.



Além disso, ampliar a mobilização dos trabalhadores e a consciência coletiva nesta campanha é mais do que necessário para garantir avanços, já que o entendimento é o de que não será um embate entre os trabalhadores e os empregados simplesmente: há setores da sociedade com interesse no desmonte dos bancos públicos e dos direitos. 

Campanha Nacional Unificada 2018

A pauta completa dos bancários do BRB segue as decisões acordadas em mesa de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), mas mantém as cláusulas já pactuadas em acordo específico, se estas forem mais vantajosas.

Com o lema “Todos por Tudo - resistir e vencer”, a Campanha Nacional Unificada 2018 tem a primeira rodada de negociação com a Fenaban agendada para o dia 28 de junho. Entre as reivindicações dos bancários de todo o Brasil estão a reposição da inflação dos últimos 12 meses acrescida de aumento de 5%, a manutenção dos empregos e a garantia do princípio da ultratividade, que foi extinto pela nova lei trabalhista mas determinava que um acordo coletivo continuasse valendo até a assinatura do próximo. A data base da categoria é dia 1º de setembro. 

Viviane Claudino
Colaboração para o Seeb Brasília
Compartilhe


NOTÍCIAS RELACIONADAS

BRB - 12/07/2018
Negociações específicas do BRB começam sem definições por parte do banco
BRB - 10/07/2018
Primeira rodada de negociação com o BRB é dia 11
BRB - 21/06/2018
Sábado começa o 18º Campeonato de Futebol Society de 2018
BRB - 21/06/2018
Bancários do BRB aprovam reivindicações específicas para a Campanha Nacional 2018
BRB - 04/01/2018
Sorrateiramente: Rollemberg inicia venda do BRB
Page 1 of 11 (52 items)Prev[1]23456791011Next