CAIXA faz 158 anos e empregados reafirmam importância da mobilização em defesa
quarta-feira, 17 de abril de 2024.
A+
A-

CAIXA faz 158 anos e empregados reafirmam importância da mobilização em defesa do banco 100% público

11/01/2019


No sábado, 12 de janeiro, a Caixa Econômica Federal completa 158 anos de existência. Apesar de a sociedade brasileira ter muito a comemorar por poder contar com um banco 100% público, os empregados devem estar prontos para a luta em defesa dos direitos arduamente conquistados.

 “Vivemos um períodos conturbados, ameaçados com o fatiamento e a privatização da CAIXA, mas, os empregados sempre foram protagonista na organização e luta em defesa da instituição. E, nesses 158 anos de Caixa, são os trabalhadores que merecem os parabéns”, afirmou o secretário de finanças do Seeb/MT, presidente da Apcef/MT e empregado da Caixa, John Gordon Ramsay.

De acordo com o diretor regional e empregado da Caixa, Luiz Edwirgesl, "a Caixa nasceu com a poupança que os escravos faziam para juntar os “tostões” para comprar  sua a “Carta alforria” a Liberdade e hoje, está ligada a outro sonho que é a conquista da “casa própria”. Por isso, a Caixa faz  parte da história de Libertação dos escravos e do Sonho dos povo brasileiro”, afirma Luiz.

“Hoje a Caixa é o maior parceiro do governo na aplicação de políticas públicas. A Caixa financia o esporte, a casa própria, o saneamento dos municípios, o FIES para os estudantes e ainda dá lucro”, completou Luiz Edwirges dizendo que “corrupção é entregar o patrimônio do povo brasileiro aos interesses do mercado financeiro. 

Para o presidente do Seeb/MT, Clodoaldo Barbosa, a manutenção da CAIXA 100% pública é essencial para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. "O Sindicato dos Bancários, ao comemorar os 158 anos de fundação da CAIXA, cumprimentamos, em especial, empregadas e todos os empregados que enfrentam diariamente problemas como a redução de pessoal, questões estruturais e políticas de desmonte têm provocado uma enorme dificuldade. Parabéns à todos que labutam no dia a dia para manter à CAIXA viva e atendendo as expectativas da população. Conclamamos, todos os empregados e a  população pra manter a defesa da CAIXA 100% pública como patrimônio do povo brasileiro”, completa o presidente do Sindicato. 


Anos de resistência

Os anos 1990 foram marcados pela mobilização e resistência dos empregados contra as intenções privatistas de governos neoliberais.

Essa luta teve início no governo do ex-presidente Fernando Collor de Melo, que demitiu 2,5 mil empregados concursados. O ato, classificado de arbitrário e abusivo, desencadeou em todo o Brasil intensa campanha pela readmissão dos demitidos. A readmissão de todos os demitidos foi uma das principais conquistas da campanha salarial de 1990, constando em acordo coletivo. Serviu também para combater o arrocho salarial no banco, resultado da política privatizante de Collor.

A Fenae lançou a campanha “não toque em meu companheiro”, em prol de outros 110 demitidos, mobilizando 35 mil empregados da CAIXA que doaram o equivalente a um dia de ticket alimentação. Após o impeachment do então presidente, em 1992, aqueles empregados foram readmitidos.

A onda privatizante na era FHC

No governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), os bancos públicos ficaram na mira do programa nacional de desestatizações. O resultado disso foram demissões em massa, arrocho salarial e até mesmo fraudes nos balanços das instituições para simular falsos prejuízos aos cofres da União e, assim, justificar suas vendas.

Na ânsia por privatizar os bancos, o governo tucano reduziu em muito os postos de trabalho. Na CAIXA eram 65 mil trabalhadores em 1994, caiu para 63.423 em 1995 e, no último ano de FHC, o quadro de empregados estava reduzido a 55.691 bancários.

Além disso, sob o governo FHC, empregados da CAIXA sofreram em diversas campanhas com reajuste zero. Houve a tentativa de dividir os empregados com a adoção de direitos diferenciados a quem entrou antes e após 1998, além de perseguições e demissões por meio de um instrumento administrativo: o RH 008, e diferenciação para os ingressantes no REB e plano de saúde. Até mesmo os delegados sindicais foram discriminados com o claro objetivo de se impedir a livre organização no local de trabalho.

Luta e conquistas de novos direitos

Os governos Lula e Dilma foram marcados pelo fortalecimento da CAIXA enquanto banco público. Ao mesmo tempo, a luta dos empregados surtiu efeito e o diálogo com o governo federal se tornou permanente e efetivo.

Nesse período, os empregados conquistaram, entre outros direitos, o Saúde Caixa, que existe desde 2004 e é regulado pelo Acordo Coletivo de Trabalho específico com o banco; a democratização da Funcef, com a Lei Complementar nº 108, que determinou que os conselhos deliberativos e fiscais dos fundos de pensão tivessem composição paritária entre representantes dos participantes e dos patrocinadores; o Novo Plano, iniciado em 2006, único Plano de Previdência Complementar Fechada aberto às novas inscrições de empregados da CAIXA; o Plano de Cargos e Salários 2008 (PCS 2008), arrancado na greve de 2007; e a PLR Social, conquistada em 2010.

Novos ataques

A partir do golpe de 2016 teve início um novo período de intensos ataques contra a CAIXA 100% Pública e seus empregados no governo Temer, com redução das operações, corte no número de empregados com planos de aposentadoria e demissões voluntárias, tentativa de abertura de capital e fatiamento do banco público. Nesse contexto, a luta dos empregados em defesa da Caixa 100% Pública, empregos e direitos se intensificou ainda mais. A campanha vitoriosa de 2016 manteve os direitos por dois anos e abriu a discussão sobre descomissionamentos.

Em 2018, em uma campanha vitoriosa, os empregados da CAIXA conquistaram, após longas e duras negociações entre a representação dos trabalhadores e o banco, aumento real, manutenção de todos os direitos, Saúde Caixa, PLR na regra Fenaban e PLR Social, além de novas conquistas como a vedação à empresa de descomissionar mulheres em período gestação e na licença-maternidade; e licença “gala” de oito dias também para união estável.

2019 vai requerer muita luta e resistência

O novo presidente da CAIXA, o privatista Pedro Guimarães, que já assumiu confirmando que deve fatiar e vender partes do banco público. Com isso irá afastar a CAIXA da sua fundamental função social, aproximando-a de uma lógica estritamente privada. Já que essa medida ameaça empregos e direitos, o próximo período exigirá dos empregados da CAIXA muita unidade e mobilização.

Fonte: Com informações do Sindicato dos Bancários de BH e Região.

 

Compartilhe


NOTÍCIAS RELACIONADAS

SEEB EM AÇÃO - 15/04/2024
Eleições da Funcef: Amanhã começa a votação
SEEB EM AÇÃO - 14/04/2024
Eleições da Funcef: Faltam quatro dias para começar a votação
SEEB EM AÇÃO - 14/04/2024
Começam conferências que vão embasar a Campanha Nacional dos Bancários
SEEB EM AÇÃO - 10/04/2024
BNDES lança concurso público após 11 anos
SEEB EM AÇÃO - 09/04/2024
Assembleia Geral Extraordinária aos Empregados Financiários em Estabelecimentos Bancários e/ou Financiários, Assembleia será online.
Page 1 of 413 (2061 items)Prev[1]234567411412413Next