Seeb/MT se reúne com a presidenta da CONTRAF-CUT
terça-feira, 16 de abril de 2024.
A+
A-

Seeb/MT se reúne com a presidenta da CONTRAF-CUT

12/04/2019


A direção do  Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT), nesta quinta-feira (11.04), reuniu-se com a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), no auditório do Sindicato. Além de Diretoria do Seeb/MT, esteve presente na reunião o presidente da Federação dos Bancários do Centro-Norte (Fetec-CUT/CN), Cleiton dos Santos.

A presidenta da Contraf-CUT fez um histórico da campanha salarial de 2018 resgatando as principais divergências políticas e econômicas na mesa de negociação. Ela classificou a manutenção de todos os direitos previstos na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), como um dos melhores acordos coletivos assinados no Brasil, configurando assim um marco de luta e resistência da categoria bancária contra a reforma trabalhista.

“Temos hoje, todos os direitos garantidos por dois anos, o que é fundamental diante do cenário de incertezas no país. Além disso, garantimos a validade da CCT para mais de 90 mil bancários que seriam considerados hipersuficientes”, frisou Juvandia Moreira, ressaltando que mais do que nunca a  nova CCT representa também uma proteção e uma garantia dos direitos diante das intenções de retirar direitos e desrespeitar a organização sindicato do Governo.

Previdência 

Em sua fala, Juvandia Moreira apontou dois grandes perigos da  proposta reforma da previdência para a categoria bancária e toda a classe trabalhadora: desconstitucionalização das regras básicas da aposentadoria e o sistema de capitalização.   “O governo incluiu na proposta mecanismos que permitem mudanças nas regras de aposentaria por meio de projetos que exigem menos votos no Congresso Nacional. Na prática o governo desconstitucionaliza regras básicas do direito previdenciário, ou seja, poderá promover modificações de idade mínima e tempo de contribuição através de leis complementares, fragilizando os direitos previdenciários. Outro ponto preocupante é fim do regime de repartição solidária, criando o sistema de capitalização, através de contas individuais, no qual o trabalhador faz a sua própria poupança para garantir a sua aposentadoria no futuro. 

Ao final dos debates, a presidenta da Contraf-CUT convocou os bancários e bancárias a fazer um 1º de maio unificado pra mostrar força e organização Rumo à Greve Geral pra fazer o enfrentamento à essa proposta de reforma de previdência. Também convocou a categoria para participar do abaixo-assinado contra a reforma e a responder à Consulta aos bancários, ressaltando que a meta da Contraf-CUT é atingir 50 mil bancários.

O presidente da Fetec-CUT/CN), Cleiton dos Santos, também fez fala destacando a necessidade de uma ampla mobilização para barrar a reforma da previdência. “A reforma de Bolsonoro é um ataque frontal aos direitos do povo brasileiro. A proposta acaba com o futuro de aposentadoria de milhões de jovens. Por isso, temos que promover e ampliar o debate para que a informação chegue até aos nossos colegas nos locais de trabalho e aos nossos familiares, pois somente com uma ampla mobilização faremos o enfretamento necessário para mobilizar a categoria e toda a sociedade para chegar a uma Greve Geral ”, concluiu Cleiton dos Santos, presidente da Fetec-CUT/CN. 

O presidente da Fetec- CUT/CN e a presidenta vieram em Cuiabá para participar da audiência pública, que estava marcada essa sexta-feira (11.04), na Assembleia Legislativa, sobre  a Reforma da Previdência, com o  ex-ministro da Previdência Social, Carlos Garbas, que  não pode comparecer ao evento por causa de problemas de saúde na família. A audiência foi adiada.

Assista o Vídeo 

 
Compartilhe


NOTÍCIAS RELACIONADAS

SEEB EM AÇÃO - 15/04/2024
Eleições da Funcef: Amanhã começa a votação
SEEB EM AÇÃO - 14/04/2024
Eleições da Funcef: Faltam quatro dias para começar a votação
SEEB EM AÇÃO - 14/04/2024
Começam conferências que vão embasar a Campanha Nacional dos Bancários
SEEB EM AÇÃO - 10/04/2024
BNDES lança concurso público após 11 anos
SEEB EM AÇÃO - 09/04/2024
Assembleia Geral Extraordinária aos Empregados Financiários em Estabelecimentos Bancários e/ou Financiários, Assembleia será online.
Page 1 of 413 (2061 items)Prev[1]234567411412413Next