Consulta Nacional: SEEB-MT mobiliza a categoria a participar e elencar as prin
sábado, 22 de junho de 2024.
A+
A-

Consulta Nacional: SEEB-MT mobiliza a categoria a participar e elencar as principais pautas

02/05/2024


O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) mobiliza toda categoria, todas as bancárias e bancários, sindicalizados ou não, a participar da Consulta Nacional e ajudar a construir a pauta de reivindicações da Campanha Nacional; data-base da categoria é 1º de setembro. A consulta teve início nesta quarta-feira (17) sobre as prioridades para a Campanha Nacional.

 

O presidente do SEEB-MT, Clodoaldo Barbosa, destaca que todas as bancárias e bancários, mesmo que não sejam filiados, podem responder ao questionário e apontar quais devem ser, em sua opinião, as prioridades da campanha no que se refere à remuneração, questões sociais, saúde e condições de trabalho entre outros pontos.

 

“Convocamos toda categoria a elencar quais prioridades devemos levar para nossa Campanha Nacional. Quanto maior o número de participantes, maior será a representatividade. Participem, façam parte desta importante etapa”, mobiliza o presidente.

 

Uma das novidades da consulta deste ano, é uma pergunta para avaliar o endividamento e a inadimplência da categoria. Os dados apontam que, no encerramento de 2023, 77,8% das famílias possuíam dívidas e 29,5% possuíam dívidas em atraso. Será apurado o cenário na categoria bancária, para tentar encontrar solução para o problema, explica a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenadora do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira.

Como participar - Para facilitar a participação, foi disponibilizado um sistema de resposta eletrônica pela internet, que estará disponível até o dia 2 de junho. Para responder, basta acessar o link https://consultabancarios2024.votabem.com.br/.

 

Para os sindicatos que tiverem dificuldades de uso do sistema eletrônico, a Contraf-CUT disponibilizará um arquivo em PDF, de modo que as bancárias e bancários destas bases também tenham a oportunidade de participar. O formulário impresso deve ser respondido e entregue ao representante sindical.

Minuta de reivindicações

As respostas da consulta serão compiladas e se somarão às resoluções das conferências estaduais e regionais, além daquelas definidas nos encontros nacionais específicos dos trabalhadores de bancos públicos e de bancos privados, para serem debatidas na Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada nos dias 7 a 9 de junho e terá como principal tarefa a definição da pauta de reivindicações da categoria.

 

Logo após ser aprovada em assembleias a serem realizadas por sindicatos de bancários de todo o país, a minuta será entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para dar início às negociações da Campanha Nacional. O objetivo é renovar a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria e os Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) específicos dos bancos, uma vez que as vigências dos mesmos se encerram no dia 31 de agosto. A data-base da categoria é 1º de setembro.

 
 
Compartilhe


NOTÍCIAS RELACIONADAS

ITAÚ - 06/06/2024
Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú aprova pauta de reivindicações
ITAÚ - 04/06/2024
Bancários do Itaú realizam encontro nacional nesta quinta-feira (6)
ITAÚ - 22/05/2024
Agência do Itaú fica sem ar condicionado e SEEB-MT cobra providências
ITAÚ - 13/05/2024
Itaú antecipa pagamentos em meio à crise das chuvas no Rio Grande do Sul
ITAÚ - 08/05/2024
Itaú Unibanco registra lucro recorde, mas fecha postos de trabalho
Page 1 of 52 (257 items)Prev[1]234567505152Next