'Enem dos concursos' é remarcado para 18 de agosto
sábado, 13 de julho de 2024.
A+
A-

'Enem dos concursos' é remarcado para 18 de agosto

24/05/2024


A nova data para o Concurso Público Nacional Unificado foi confirmada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (23) a nova data para o Concurso Público Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos Concursos”. As provas serão aplicadas em 18 de agosto em 228 cidades do país. O Ministério da Gestão e Inovação no Serviço Público (MGI) destacou que mais de 2,1 milhões de pessoas estão inscritas no processo. Os candidatos concorrerão a 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal. A pasta divulgará em breve o novo cronograma.

Inicialmente previsto para 5 de maio, o teste teve de ser adiado em função das fortes chuvas no Rio Grande do Sul (RS). O governo chegou a anunciar que o CNU ocorreria na data oficial estabelecida pelo edital. No entanto, na mesma semana houve um agravamento das enchentes, inclusive na capital, Porto Alegre, e também em regiões de Santa Catarina.

“A conclusão que a gente teve hoje é que seria impossível realizar a prova no Rio Grande do Sul, seja pelos locais de prova afetados, pela impossibilidade de segurança na realização das provas, seja pelo risco de vida das pessoas que estariam envolvidas nesse processo”, afirmou na ocasião a ministra Esther Dweck. “A solução mais segura para todos os candidatos de todo o país é o adiamento da prova”, acrescentou.

Segurança ao concurso público

Com o adiamento, todos os 18.757 malotes de prova foram recolhidos e checados, um a um, por membros da rede de segurança. De acordo com o MGI, a equipe identificou que não houve nenhuma violação. Agora, o órgão começará o diálogo institucional para garantir os locais de prova, priorizando a manutenção dos endereços já definidos anteriormente.

No caso do Rio Grande do Sul, a pasta explicou que haverá um diálogo especial para garantir o acesso das pessoas inscritas no estado. Todos candidatos deverão acessar novamente os cartões de prova para confirmar se o local está mantido ou alterado. Um novo cartão de confirmação de inscrição do “Enem dos Concursos”‘ com os detalhes sobre os locais de provas, será divulgado no dia 7 de agosto. O documento estará na Área do Candidato, mesma página da Internet em que o candidato fez a inscrição. Para acessar, é preciso fazer login com os dados da conta GOV.BR.

“Em primeiro lugar, a decisão de adiar o concurso busca garantir a integridade física de todos os participantes, incluindo candidatos e trabalhadores, que enfrentariam riscos ao se deslocarem para os locais de prova. Ao mesmo tempo busca garantir segurança jurídica à disputa”, afirmou Esther.

Cotas

Foram definidos 3.665 locais de aplicação do processo, com 75.730 salas. Os candidatos vão realizar as provas em dois turnos. Pela manhã, os portões serão abertos às 7h30. E no período da tarde, às 13h. Todo o cronograma segue o horário de Brasília.

Nesta quarta (22), o Senado aprovou o projeto de lei que prorroga a reserva de vagas em concursos públicos para pretos, pardos, quilombolas e indígenas pelos próximos 10 anos. O texto visa substituir a Lei 12.990, de 2014, que prevê a lei de cotas em serviços públicos, mas que perde a validade no dia 9 de junho. O PL precisa agora ser aprovado pela Câmara. Sem renovação, as cotas perdem a validade, abrindo brecha para a realização de provas sem a reserva de vagas específicas, o que pode levar à judicialização de certames como o CNU.

Com informações do G1

Compartilhe


NOTÍCIAS RELACIONADAS

SEEB EM AÇÃO - 11/07/2024
Tuitaço: bancários protestam nas redes por igualdade de oportunidades hoje (11)
SEEB EM AÇÃO - 10/07/2024
Funcef: Pesquisa mostra insatisfação com proposta de equacionamento
SEEB EM AÇÃO - 10/07/2024
Contraf Brasil comemora Plano Safra, mas defende acesso mais fácil ao crédito
SEEB EM AÇÃO - 08/07/2024
Financiários e Acrefi definem calendário de negociações da Campanha Nacional 2024
SEEB EM AÇÃO - 08/07/2024
Campanha 2024: pauta de reivindicações específicas do BRB é aprovada por 87,90% em assembleia
Page 1 of 425 (2125 items)Prev[1]234567423424425Next