Dia Nacional do Bancário e da bancária : Dia de luta e conquistas
sexta-feira, 26 de abril de 2024.
A+
A-

Dia Nacional do Bancário e da bancária : Dia de luta e conquistas

28/08/2020


No dia 28 de agosto de 1951, os bancários decidiram cruzar os braços e realizaram uma das maiores greves da sua história para reivindicar um reajuste salarial de 40%. Os bancos queriam dar apenas 20%. Depois de 69 dias de paralisação, os bancários conquistaram 31% de reajuste. Foi a maior greve da história da categoria. O dia 28 de agosto passou a ser considerado como o Dia do Bancário.

“Hoje, mais uma vez precisamos manter a categoria unida e nos fortalecer para lutarmos contra os ataques que estão sendo desferidos contra nós bancários e contra toda a classe trabalhadora”, lembra o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso Clodoaldo Barbosa.
 
“O maior motivo de nossa comemoração sempre foi a nossa história de luta, resistência e as conquistas expressas em nossa CCT. Temos orgulho em dizer que somos a única do país com uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) nacional, conquistas são válidas em todo território nacional”, completou.

“Hoje, é dia de cobrar que os bancos valorizem àqueles que, de fato, produzem os lucros do setor financeiros. É hora de atender as reivindicações da categoria. Nós bancários queremos valorização do trabalho, melhores condições de saúde e de trabalho e uma vida digna para suas famílias”, frisa o presidente do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso.

História

A greve de 1951 foi a primeira contra o decreto 9.070 da ditadura do Estado Novo, que proibia greves e amordaçava o movimento sindical dos trabalhadores. 

Foi um movimento pela liberdade sindical, em favor da democracia, contra os "atestados de ideologia" exigidos pelo Ministério do Trabalho dos candidatos a cargos sindicais, pela participação dos sindicatos na fiscalização das condições de trabalho e emprego, pela eleição de representantes dos bancários para a direção dos antigos Institutos de Aposentadorias e Pensões (o atual INSS) e pela participação dos sindicatos na fiscalização e elaboração das leis trabalhistas.
 
A data começou a ser comemorada já no ano seguinte, em 1952, por decisão do IV Congresso Nacional dos Bancários, realizado em Curitiba. Em 1957, a Assembleia Legislativa oficializou a data no Estado de São Paulo e, em 1959, o Congresso Nacional estendeu a data para todo o Brasil ao aprovar projeto do deputado federal bancário Salvador Romano Lossaco.

Fundação da CUT

No  dia 28 de agosto também deve ser comemorado pela fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), em 1983. Ainda durante a ditadura militar.
 
Compartilhe


NOTÍCIAS RELACIONADAS

SEEB EM AÇÃO - 24/04/2024
Bancos fecharam quase 4,2 mil postos de trabalho em um ano
SEEB EM AÇÃO - 24/04/2024
Contraf-CUT lança caderno sobre teletrabalho
SEEB EM AÇÃO - 18/04/2024
Consulta Nacional: SEEB-MT mobiliza a categoria a participar e elencar as principais pautas
SEEB EM AÇÃO - 18/04/2024
Economia para Transformação Social: terceiro módulo do curso ocorre na terça (23)
SEEB EM AÇÃO - 15/04/2024
Eleições da Funcef: Amanhã começa a votação
Page 1 of 413 (2065 items)Prev[1]234567411412413Next