Novembro Azul: Conscientização sobre o Câncer de Próstata
domingo, 23 de janeiro de 2022.
A+
A-

Novembro Azul: Conscientização sobre o Câncer de Próstata

09/11/2021


 
Após um mês de outubro, direcionadas à saúde da mulher, agora o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (Seeb/MT) demonstra sua preocupação com a saúde do homem, apoiando a Campanha Novembro Azul, que promove a conscientização para o câncer de próstata.

O câncer de próstata é o câncer mais frequente no sexo masculino, ficando atrás apenas do câncer de pele não menaloma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que, novos casos sejam diagnosticados, ou seja, descobertos a cada 7,6 minutos.

No intuito de conscientizar a população masculina sobre a doença, visando a diminuir a taxa de mortalidade, que ainda é alta, A Campanha Novembro Azul, tem como objetivo combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

“A campanha visa orientar a população masculina cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. Os homens são mais resistentes à ideia de ir regularmente ao médico e, por isso, acabam descobrindo a doença em estágio já avançado”, explica a  a secretária de assuntos de saúde e condições de trabalho do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT) e funcionária do Itaú, Italina Facchini,

Depois do aparecimento dos sintomas, mais de 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em fase avançada. Por isso, é importante o exame regular através do toque retal e do PSA periodicamente.

Os homens a partir de 50 anos devem procurar um urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença (história familiar, raça negra) devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, com periodicidade anual. Esta prática está relacionada à diminuição de cerca de 21% na mortalidade pela doença em estudos de grande porte e longo seguimento.
 
Sobre o Câncer de Próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais frequente em homens, após os tumores de pele. A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Ela acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no Brasil.

Redação Seeb/MT com Ministério da Saúde e  Instituto Nacional de Câncer (Inca).

 
Compartilhe


NOTÍCIAS RELACIONADAS

SEEB EM AÇÃO - 20/01/2022
Seeb/MT questiona abertura de agências do Santander no sábado
SEEB EM AÇÃO - 18/01/2022
Sintomas de gripe? Afaste-se imediatamente
SEEB EM AÇÃO - 15/01/2022
Comando Nacional dos Bancários vai cobrar da Fenaban volta do home office
SEEB EM AÇÃO - 10/01/2022
Cassi terceiriza atendimento e deixa associados na mão
SEEB EM AÇÃO - 10/01/2022
Covid-19 e Influenza: Vacine-se. Não vamos relaxar nos cuidados.
Page 1 of 285 (1422 items)Prev[1]234567283284285Next