Cadê a indignação do brasileiro com a corrupção???
domingo, 23 de setembro de 2018.
A+
A-

Cadê a indignação do brasileiro com a corrupção???

30/08/2017

Por Itamar Ferreira - Rondônia Dinâmica

... no noticiário televisivo, no Rádio, nos impressos e na mídia eletrônica; além das redes sociais, o tema “corrupção” vem sendo tratado à exaustão, e isso de longa data. A partir do julgamento do mensalão, que envolvia dois grandes partidos, mas somente um foi julgado até o momento, estando o outro em vias de prescrever, o tema da corrupção passou a ser intensamente explorado com o objetivo de se fazer a disputa política pelo poder no Brasil.

Com uma intensa cobertura jornalística, com o auxílio dos vazadores da Lava Jato, que seletivamente só divulgavam as delações de uma agremiação partidária, a mídia conseguiu que um enorme contingente de brasileiros passassem a manifestar uma verdadeira “ira santa” contra a corrupção e um verdadeiro ódio ao partido que até abril de 2016 esteve no poder, fazendo crer que se esta legenda não fosse a criadora da corrupção nestas venturosas terras descobertas por Cabral, seria ao menos o grande foco dessa verdadeira chaga brasileira.

O movimento “contra a corrupção” teve sua apoteose na votação do impeachment da presidenta eleita em 2014, com centenas de parlamentares votando em nome de Deus, da igreja, da família, sua cidade, Estado e pelo Brasil. Suprema ironia, a esmagadora maioria encontra-se atualmente denunciada por corrupção na Lava Jato, Carne Fraca e outras falcatruas enquanto a presidenta deposta não tem contra si uma única denúncia concreta de propina.

A super hiper mega delação da Odebrecht, também conhecida como “delação do fim do mundo”, provocou um verdadeiro terremoto na política brasileira, o qual se poderia dizer que atingiu 10 na Escala Richter, aquela medida de terremotos que vai até 9. Não sobrou praticamente NADA.

Só para se ter uma dimensão do estrago da delação da Odebrecht, nela estão encalacrados, dentre centenas de outros, o atual Presidente da República, os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, a quase totalidade dos presidenciáveis, os três últimos ex-presidentes, ministro do TCU, sindicalistas e, para não ir muito longe, dois senadores de Rondônia. Ainda faltaria vir à tona o quinhão do Judiciário e da mídia.

Essa escabrosa e imensa denúncia de corrupção transformou em lenda aquela história de que haveria um único partido como foco da corrupção, que inclusive foi apeado do poder e a corrupção continuou a todo vapor. Outro fato histórico recente que virou lenda é a suposta indignação do brasileiro com a corrupção, capaz de provocar ensurdecedores bater de panelas e de colocar milhões de pessoas nas ruas, devidamente uniformizados com a camiseta da seleção brasileira de futebol.

Existe um partido que é o foco da corrupção: é lenda. O brasileiro é indignado com corrupção: é lenda. Primeiro, porque após a hecatombe política ficou demonstrado que todos os grandes partidos estão denunciados por corrupção em centenas e centenas de milhões de reais; os partidos médios por dezenas e dezenas de milhões de reais e a maioria das pequenas agremiações não escaparam. Na verdade, todos aparentam ser igualmente atingidos pela corrupção, as cifras só de acordo com o tamanho da legenda.

Segundo, cadê a indignação do brasileiro com a corrupção??? Perderam as panelas que tanto barulho fizeram outrora e agora estão em sepulcral silêncio? Não existe mais camisetas amarelas da seleção para esse povo patriota e indignado com a corrupção sair aos milhões às ruas nas tardes de domingo? Conclui-se, ainda que forçosamente, que tanto o partido único grande corrupto, quanto a indignação do brasileiro, neste caso em sua maioria, não passam disso: LENDAS!

* Itamar Ferreira é bancário; sindicalista; formado em administração de empresas e pós-graduado em metodologia do ensino pela UNIR; formando em Direto pela FARO.
Compartilhe


NOTÍCIAS RELACIONADAS

Banco do Brasil - 21/09/2018
Proposta do BB para Cassi: Seeb/MT orienta voto NÃO
CAIXA - 21/09/2018
Caixa: mudança no estatuto é golpe!
Banco do Brasil - 20/09/2018
Em defesa da Cassi, vote NÃO!
#TERCEIRIZAÇÃONão! - 20/09/2018
Terceirização aumenta número de acidentes na Petrobras, denuncia Sindicato
Seeb em Ação - 19/09/2018
Vote em quem vai defender os direitos da classe trabalhadora
Page 1 of 955 (4771 items)Prev[1]234567953954955Next