Após protesto do Sindicato, BRB estende prazo para obtenção de certificação CPA para gerentes de Expediente
31/10/2024
O BRB informou ao Sindicato nesta terça-feira (29), um dia após o Sindicato retardar a abertura de várias agências, que irá prorrogar até 31 de janeiro do ano que vem o prazo para que gerentes de Expediente possam obter a certificação CPA-10. O banco também se comprometeu a tratar do tema em reunião com o Sindicato.
Essa era uma das principais preocupações dos gerentes de Expediente, que estavam sob ameaça de descomissionamento, caso não obtivessem a certificação dentro do prazo anteriormente estabelecido pelo banco, que era 1º de novembro – tempo muito exíguo, o que levou o Sindicato a protestar nesta segunda-feira (28).
“O fechamento de agências feito pelo Sindicato em defesa dos gerentes de Expediente conseguiu mudar uma postura intransigente do BRB, que teve que prorrogar a data de cobrança da certificação para 31 de janeiro de 2025”, afirma Cristiano Severo, diretor do Sindicato. Ele acrescenta que “a prorrogação é vista como um aceno negocial positivo, porém insuficiente para resolução da questão”, lembrando que esta é a segunda vez que o banco, pressionado, teve que adiar o fim do período para a obtenção da CPA-10.
Acúmulo de funções
A pressão pela certificação é apenas um dos problemas enfrentados pelos gerentes de Expediente. Eles relataram ao Sindicato, em plenária dos funcionários do BRB realizada na última quinta-feira (24), que têm sofrido com péssimas condições de trabalho, que passam por pressão constante, acúmulo de funções e desvalorização.
Gerentes queixaram-se, por exemplo, de estarem fazendo o trabalho de tesouraria, serviços administrativos e atendimento a clientes – sobrecarga que tem levado muitos a adoecerem.
“O Sindicato irá para a mesa de negociação para discutir também o acúmulo de funções”, adiantou Ronaldo Lustosa, diretor do Sindicato.
Da Redação
Compartilhe
NOTÍCIAS RELACIONADAS