SEEB-MT destaca o papel da Caixa como banco público e de qualidade nestes 164 anos
10/01/2025
No próximo dia 12 de janeiro, a Caixa Econômica Federal completa 164 anos e o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) reforça a defesa por um banco público e de qualidade para a população. A importância da Caixa é enorme para o país, é o único banco de atendimento ao público controlado pelo Governo Federal que atua em todo o território nacional e seu papel é fomentar o desenvolvimento e o controle da economia do país.
O presidente do SEEB-MT, João Dourado, destaca que o banco faz parte da história de muitas famílias brasileiras e contribui para uma realidade melhor para as pessoas. o “São muitas as ações que a Caixa apresenta como pagamento do FGTS, do Bolsa Família, do Seguro Desemprego, do abono salarial, faz a gestão das Loterias, do Minha Casa, Minha Vida, e de tantos outros programas de benefícios sociais do Governo Federal. Nossa defesa, enquanto sindicato, é manter a luta para que a qualidade deste banco público se mantenha”, afirma o presidente.
História - No dia 12 de janeiro de 1861, Dom Pedro II assinou o Decreto nº 2.723, que fundou a Caixa Econômica da Corte. Desde então, a Caixa caminha lado a lado com a trajetória do país, acompanhando seu crescimento e o de sua população.
“Podemos elencar muitas ações que o banco faz para atender a população brasileira. Nós, empregados/as da Caixa, que contribuímos para que diversas ações sejam realidade, e sabemos que este é o banco do povo brasileiro”, observa o diretor do SEEB-MT e empregado da Caixa, John Gordon.
Em novembro, a Caixa divulgou seu balanço dos nove primeiros meses de 2024. Entre janeiro e setembro de 2024, o banco pagou R$ 310,5 bilhões em benefícios sociais. Foram atendidas 22,3 milhões de famílias pelo Programa Bolsa Família, com R$ 121,8 bi pagos no período. Além disso, em julho de 2024, a Caixa era a responsável por 70% dos financiamentos imobiliários do país.
Dados de um levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontam que, mesmo realizando essa enormidade de atendimentos sociais, que os bancos privados não realizam por considera-los pouco rentáveis, a Caixa foi o banco, entre os cinco maiores (Caixa, BB, Itaú, Bradesco e Santander), com o segundo maior crescimento do lucro (+21,6%), na comparação com o mesmo período do ano passado.
Ao longo de sua trajetória, a CAIXA vem estabelecendo estreitas relações com a população ao atender às suas necessidades imediatas, como poupança, empréstimos, FGTS, Programa de Integração Social (PIS), Seguro-Desemprego, crédito educativo, financiamento habitacional e transferência de benefícios sociais.
Também deu ao povo brasileiro a chance de sonhar com uma vida melhor, com as Loterias Federais, das quais detém o monopólio desde 1961.
Compartilhe
NOTÍCIAS RELACIONADAS