Hoje é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres
quinta-feira, 25 de abril de 2024.
A+
A-

Hoje é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

25/11/2021


Esta quinta-feira, 25 de novembro, é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres. A data faz parte da jornada de lutas que começou no dia 20, os 21 Dias de Ativismo. É a versão brasileira de uma atividade mundial realizada todos os anos.

Para marcar a data, será realizado um encontro organizado pela Rede UNI Mulheres Brasil para debater a ratificação da convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Na discussão será ressaltada a importância de o Brasil ratificar essa convenção.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) participa do encontro e dos 21 Dias de Ativismo. Elaine Cutis, secretária de Mulheres da Contraf-CUT, destaca que a entidade tem protagonismo em combater a violência contra as mulheres nas suas atividades.

“Essa preocupação está presente nas nossas negociações com os bancos, que assumiram a tarefa de construir canais de atendimento às mulheres em situação de violência, de formação de gestores para encarar esse problema de forma séria como tem que ser encarado. E, agora, a Contraf-CUT está implementando em todo o Brasil o Projeto Basta, que capacita entidades sindicais a prestar assistência jurídica gratuita a mulheres em situação de violência. Nossas entidades sindicais vão participar dessa luta, desde a orientação para a procura dos canais e serviços públicos até orientações sobre questões como a guarda de filhos”, conta Elaine.

"Para o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT) a prevenção da violência de gênero é necessária para que ela não ocorra em primeiro lugar. Mas quando ela ocorre, os serviços essenciais devem atender às necessidades das mulheres e meninas, e a justiça deve ser implacável na defesa de seus direitos. Espera-se que Campanha Mundial, como esta, contribua para que as mulheres, em toda a sua diversidade, exerçam seu direito a defender direitos livres de violências e ameaças" afirma a  secretária da Mulher do Seeb/MT, Nice Souza.

Veja o vídeo da Contraf-CUT sobre a jornada dos 21 Dias de Ativismo.

Fonte - Edição Seeb/MT com informações Contraf-CUT

Compartilhe


NOTÍCIAS RELACIONADAS

MULHER - 25/11/2021
Hoje é o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres
MULHER - 20/11/2021
Começa campanha pelo fim da violência contra as mulheres
Mulher - 01/04/2021
Projeto aprovado no Senado combate desigualdade salarial entre homens e mulheres
Mulher - 26/03/2021
Em vídeos, bancárias falam sobre desigualdades que atingem as mulheres
MULHER - 05/03/2018
Caged aponta diferenciação da mulher no setor bancário
Page 1 of 2 (6 items)Prev[1]2Next